Search
CS5CEP

Algoritmo de controlo para o ISTnanosat-1

Enquadramento: O Centro Espacial Português, conjugando interesses de ID&I do IST e da AMRAD, vem potenciar aplicações, quer através do seguimento e exploração terrestre de múltiplos satélites, quer também pelo estudo, construção, lançamento e exploração sub-orbital de sistemas desenvolvidos e produzidos localmente. É neste contexto que começam a ser exploradas novas abordagens, que têm por fim a construção de um satélite educativo (ISTnanosat-1), apoiado pela ESA no âmbito do programa Educational CubeSat initiative, capaz de transportar novos desafios e aplicações. Um CubeSat, do tipo que pretendemos lançar, possui vários sub-sistemas que vão desde os transponders ao sistema de alimentação.

Um dos sistemas importantes é o módulo de determinação e controlo de atitude do satélite que permite que o satélite se mantenha orientado para a melhor posição possível, quando em órbita, quer no que respeita à sua posição face ao Sol, quer face à Terra. O sistema de ADCS concretiza a compensação e controlo dos movimentos de um satélite através de um conjunto de procedimentos que se dividem em vários modos de operação (em inglês): Detumbling - diminuir o momento ângular do satélite, após lançamento, para permitir executar os algoritmos de determinação de atitude; Manoeuvering - controlar a orientação do satélite, conhecida a posição inicial (após detumbling), para a posição mais conveniente para as condições do "payload"; Pointing - ajustar a posição para acções concretas (orientação face ao Sol ou às estrelas); Stabilization - modo normal de operação em que se requer a máxima precisão na determinação de posição para que o algoritmo de controlo mantenha o satélite estabilizado; Desaturation - modo auxiliar para dessaturação de alguns sensores/actuadores e que deve ser ocasionalmente executado.

Objectivos: Pretende-se, com base no sistema de aquisição de atitude do ISTNanosat-1 (magnetometro, IMU), desenvolver um algoritmo de controlo sob a plaforma FreeRTOS de forma a que possa ser integrado no computador de bordo (OBC) do satélite. Este algoritmo deverá abranger os vários modos de operação necessários e ser optimizado atendendo às limitações energéticas e computacionais do ISTNanosat1.

Descrição: Após o estudo da plataforma hardware disponível e dos requisitos que o sistema de controlo deverá respeitar, passar-se-á à fase de concepção, projecto e validação que incluirá testes em condições o mais realistas possíveis (exemplo de um setup de teste possível). Esta solução implicará:

  1. Análise de requisitos do software de controlo de atitude.
  2. Estudo das melhores soluções de actuação para melhor eficácia no controlo de atitude do ISTnanosat.
  3. Implementação do algoritmo no hardware existente.
  4. Testar o algoritmo com um modelo real do satélite.

Orientação: Paulo Oliveira (DEM/IST) Rui M. Rocha (DEEC/IST); apoio da AMRAD/AMSAT-CT

© 2015, Instituto Superior Técnico / University of Lisbon. All rights reserved.