Search
CS5CEP

Elo de ligação entre o ISTnanosat-1 e a IoT

Enquadramento: Existem muitas situações em que é necessário instalar sensores em locais remotos para recolher os mais variados tipos de informação. Aplicações que vão desde o controlo ambiental até à observação de fenómenos vulcânicos, para já não falar nas típicas observações da vida selvagem, são actualmente baseadas em redes de sensores inteligentes que recolhem e armazenam informação relevante e a entregam remotamente a centros onde esses dados são tratados.

Em muitos locais remotos do globo, apenas a comunicação via satélite torna viável a entrega desses dados. É neste contexto que se pensa dispor da passagem de vários satélites por sobre o local em observação para transporte dos dados recolhidos pelas redes de sensores, no terreno. No caso no ISTnanosat, pretende-se estabelecer a comunicação entre uma rede de sensores e o transceptor ultracompacto para as bandas do IST nanosat (145MHz e 435MHz).

Objectivos: Projectar um transmissor e receptor miniatura para trabalhar com redes de sensores baseada no MoteIST++ capaz de comunicar com o satélite ISTnanosat. Desenvolvimento do mecanismo de comunicações apropriado ao funcionamento do ISTnanosat.

Descrição: Com base numa interface já disponível para MoteIST++, desenvolver uma placa que permita a comunicação desta rede com um satélite nas bandas de VHF-145MHz (uplink) e UHF-435MHz (downlink).
Esta solução implicará:

  1. Análise de requisitos do transmissor/receptor
  2. Estudo da arquitectura da placa e respectivas interfaces;
  3. Desenvolvimento de solução (protótipo);
  4. Fabricação de pré-serie industrial;
  5. Testes e demonstração em ambiente real.

Orientação: Rui M. Rocha, Moisés Piedade; apoio da AMRAD/AMSAT-CT

© 2015, Instituto Superior Técnico / University of Lisbon. All rights reserved.