Search
CS5CEP

Desenvolvimento de uma bancada de testes (EGSE) para o ISTnanosat-1

Enquadramento: O Centro Espacial Português, conjugando interesses de ID&I do IST e da AMRAD, vem potenciar aplicações, quer através do seguimento e exploração terrestre de múltiplos satélites, quer também pelo estudo, construção, lançamento e exploração sub-orbital de sistemas desenvolvidos e produzidos localmente. É neste contexto que começam a ser exploradas novas abordagens, que têm por fim a construção de um satélite educativo (ISTnanosat-1), apoiado pela ESA no âmbito do programa Educational CubeSat initiative, capaz de transportar novos desafios e aplicações. Um CubeSat, do tipo que pretendemos lançar, possui vários sub-sistemas que vão desde os transponders ao sistema de alimentação.

Uma das fases mais importantes no desenvolvimento de um satélite corresponde aos procedimentos de integração dos vários subsistemas, após validação individual (caso se aplique), e teste. Estes procedimentos impõem, no caso dos dispositivos electrónicos a bordo, um conjunto de validações que devem ser exercitadas por equipamento especializado que provoque estímulos e recolha resultados que serão posteriormente avaliados. No caso, por exemplo do satélite já totalmente montado, é necessário testá-lo sob várias condições de temperatura, entre outras. Uma possível arquitectura da plataforma de testes é a que se apresenta na figura abaixo.

EGSEArch.png: 744x357, 56k (April 24, 2017, at 02:58 PM) EGSE architecture

Objectivos: Pretende-se construir uma plataforma de testes, incorporando as características inerentes ao diagrama de blocos acima e que possa ainda desenvolver testes individuais específicos sobre sub-sistemas individuais sem necessidade duma integração total.

Descrição: Este trabalho implicará:

  1. Análise de requisitos do sistema de teste EGSE
  2. Estudo da arquitectura do sistema de testes e respectivas interfaces;
  3. Desenvolvimento de solução (protótipo);
  4. Testes e demonstração em ambiente real.

Orientação: Rui M. Rocha, Gonçalo Tavares, Moisés Piedade; apoio da AMRAD/AMSAT-CT

© 2015, Instituto Superior Técnico / University of Lisbon. All rights reserved.